Sabemos que é difícil criar um ritmo próprio e estar concentrado quando se trabalha fora de um escritório; principalmente na Irlanda, onde existe tanta coisa interessante para fazer e lugares únicos para visitar.
Mas qual é a aparente vantagem de trabalhar de qualquer lugar?
Horário de trabalho
Uma vantagem é não ter que começar e terminar sempre no mesmo horário. Mas, acredite, ter uma rotina é fundamental para o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
Colegas de trabalho
Que bom é não ter um colega que fala muito e está sempre lhe distraindo, mas não ter sequer um colega pode ser um pouco solitário.
Este artigo é uma compilação de dicas importantes para ajudar os brasileiros que decidiram encarar o desafio de viver fora e, ainda por cima, trabalhar independentemente. Não precisa ter medo, precisa ter disciplina, e algumas regras, se aplicadas no seu dia-a-dia, podem ajudar a aumentar a sua produtividade, melhorar a satisfação pessoal e lhe poupar tempo.
Não fique sempre em casa
O seu escritório em casa não está sendo um espaço produtivo para você? Vá para a rua e procure por cafés, bibliotecas e espaços tranquilos para tentar se concentrar. Quando for utilizar uma wi-fi pública, faça através de uma VPN para garantir a segurança das informações e a sua privacidade. Locais com internet aberta deixam o seu computador mais vulnerável à ataques informáticos. É melhor prevenir do que remediar.
Como muitos dos leitores daqui também vão dividir, ou já dividem, o apartamento com outras pessoas que não são família, sair para trabalhar fora evita que os colegas de casa estejam distraindo a sua concentração. Dublin, por exemplo, tem muitos estudantes, e dividir um ‘apê’ na capital faz muito bem ao seu bolso.
Pubs não são espaços para coworking
A Irlanda está repleta de pubs; mais pubs do que espaços para coworking. Não coloque na sua cabeça que é fácil estar concentrado(a) num lugar assim porque, além do barulho, são muitas tentações que estão lhe rodeando, assim como os jogos de dardos e as bebidas alcoólicas.
Divida o seu dia
Quando você for trabalhar, seja de onde for, aprenda a dividir o seu dia em horas e tarefas; lembre que a responsabilidade de gerir tempo e produtividade está nas suas mãos porque você é o seu próprio gerente. Muita gente que decide morar no país dos duendes, e trabalhar remotamente, leva tempo para se adaptar à cultura e aos horários.
Seja uma pessoa pontual em tudo que fizer aqui por os irlandeses serem muito pontuais. Um calendário online é uma das melhores coisas para programar o seu itinerário como nômade digital; se você tiver um Gmail, basta clicar nos pontinhos da parte de cima para abrir o calendário e começar a preencher a sua agenda.
Acorde cedo
A desculpa de que é madrugada no Brasil não cola. Você está num país novo e a regra que ‘Deus ajuda a quem cedo madruga’ é aplicada e ajustada de acordo com o fuso horário. Comece a trabalhar quanto antes possível para poder depois aproveitar o resto do dia visitando os pontos turísticos da sua nova cidade.
Que você tenha a sorte de um Irlandês como nômade digital!